quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vik Muniz










Num domingo qualquer do mês de Outubro fui ao CCB, mais concretamente ao Berardo ver a exposição de Vik Muniz que conheci através da revista Parq. 
Vik  utiliza materiais considerados 'estranhos' nas suas criações, o que me deixou inicialmente apreensiva... Chocolate? Manteiga de amendoim? Esparguete, diamantes, caviar e lixo? Pensei que ia ver algo meio desleixado, mas não. Tudo é criado ao pormenor, as proporções são espectaculares e a curiosidade das pessoas para ver ao perto o que é suposto ser visto ao longe é algo que realmente me transcende. Chego a pensar se sabem o que estão a ver, ou se foram só ali passar o domingo porque sim. Mas voltando a Vik, ele re-inventa com estas matérias imagens icónicas que todos conhecemos e que são posteriormente fotografadas e ampliadas para serem expostas. O nosso cérebro reconhece automaticamente estas imagens e ao mesmo tempo tende a criar uma desconstrução e a separar a imagem do ícone real que conhecemos em detrimento desta outra imagem mas cujo significado é exactamente o mesmo. E é aí que está o segredo do sucesso, porque no fundo ele não está a dar-nos a conhecer imagens novas, está apenas a relembrar-nos da sua existência através de uma re-inventação das mesmas. 
Vale a pena conhecer o trabalho de Vik Muniz.

9 comentários:

Vanessa disse...

já tinha lido sobre esta exposição e ao ler isto ainda mais curiosa fiquei :)

Unknown disse...

Quando os trabalhos abrandarem, vou conhecer Vik Muniz. :)

Catarina Silva disse...

já li acerca dessa exposição, moro é longe :( já estou a seguir o blog :)

Mafalda Beirão disse...

Eu gosto imenso de exposições assim, de artistas assim. Acho que os trabalhos são muito mais interessantes por se manipular materiais que não serão os mais ‘adequados’. E saem resultados tão giros.
Tenho de ir ver essa exposição, está visto! *

C. disse...

Gostava de ver mas infelizmente é muito longe :/

Espero que tenhas um bom fim-de-semana!
Beijinhos ***

Anónimo disse...

nice pictures!

fashionableroad.blogspot.com

Louca por Compras disse...

Também fui ver a exposição e adorei! O trabalho do Vik Muniz é realmente inspirador!

Falei dele no post do dia#4 no Shopping Diet http://365shoppinglessdays.blogspot.com/2011/10/dia-4.html

Beijinhos

Joana

Unknown disse...

Lindo! Já me tinham dito que a exposição dele estava no CCB, mas ainda não tive tempo para a ir ver! Tenho mesmo que ir porque só pelas fotografias que aqui puseste já fiquei com o bichinho :)

xx

Diana Pereira disse...

Também achei muito interessante a exposição e vale a pena ver o documentário "Waste Land" :)